Minhas vendas no cartão não batem! O que devo fazer?

As vendas no cartão são responsáveis por grande parte dos recebimentos do varejo, em pesquisa realizada pela Abecs (Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços), foi constatado que o recebimento de cartões representa mais de 30% do faturamento de um varejista.
A praticidade de não andar com dinheiro na mão e a possibilidade de  poder parcelar as compras são o que mais atrai o consumidor a escolher o cartão. E isso tende a aumentar levando, futuramente ao fim do papel moeda. Sendo assim se sua loja não aceita cartão vai resultar em perda de vendas. O processo de recebimento de cartões tem duas aspectos que tornam o processo bastante complexo. A primeira a questão de tempo, pois o valor da transação não é repassado no momento da venda, isso causa um problema no fechamento de caixa. A segunda é o fato de que não é recebido o valor integral dessa venda, existem os descontos cobrados pela operadora de cartões pelos serviços prestados. Sendo assim, controlar as vendas no cartão passa a ser um processo complicado.
O processo de recebimento de cartões tem duas características, que tornam o processo complexo e cheio de armadilhas.
Basicamente existem três razões:

1. Taxas e tarifas
Existem taxas que incidem sobre o valor da venda, essas taxas variam de bandeira para bandeira, mesmo quando efetuadas na mesma operadora, complicando ainda mais o controle dessas taxas. As tarifas são cobradas por serviços prestados pela operadora de cartões como aluguel das maquinas POS e/ou Tef. Quando você olha o extrato final da operadora, com certeza o valor não baterá com o total das vendas.

2. Estornos ou Chargebacks
Pode acontecer do cliente não reconhecer uma compra, mesmo que a compra tenha sido efetuada usando cartão com chip e senha, e também, infelizmente, existem fraudes, nesses casos a operadora estornará o valor da venda. É importante ficar atento, pois todos estornos devem ter um motivo formalizado e devem ser registrados, para que a loja adote medidas e políticas para evitar essas situações.

3. Lançamentos que não são realizados
Eventualmente pode acontecer que a operadora não realiza o pagamento de uma venda. São diversas coisas que podem acontecer como falha da operadora ou o cancelamento da venda na própria maquininha. Essas falhas podem acontecer por causa de vendas com o mesmo valor para o mesmo cartão realizadas no mesmo período, ou a falta de registro de uma venda pela operadora. São situações podem acontecer no recebimento de cartão e que são difíceis de prever. Mas, que geram prejuízos para sua empresa.

Minhas vendas no cartão não batem, e agora, o que fazer?
O primeiro passo é criar uma mentalidade de controle sobre tudo o que você vende. Feito isso, você pode realizar algumas ações no seu negócio. Confronto diário das vendas. É preciso conferir venda a venda, e isso, como você sabe é demorado. Se a sua loja utiliza o POS, (a maquininha), será preciso manter todos os comprovantes das transações arquivados. Com os comprovantes gerados após cada venda ou os gerados pelo balanço diário da maquininha, será possível conferir se todas as vendas foram reconhecidas e repassadas pela operadora. Se for TEF o controle é mais fácil, pois é possível gerar um relatório no sistema com as vendas, confrontando o valor repassado e o que deve ser recebido. Por meio do TEF o erro é encontrado de forma rápida e com maior facilidade. Com uma plataforma de conciliação de cartão o processo se resume em poucos passos e com mais rapidez. Esse sistema varre todos os lançamentos e administra se as taxas e tarifas estão sendo cobradas de maneira correta, previstas em contrato. Essa plataforma pode estar integrada ao seu software do PDV, assim você elimina as chances de não receber uma venda, pois, a venda estará registrada no seu sistema, garantindo todos os recebimentos. Use a tecnologia a seu favor! Tempo é dinheiro. Controlar as vendas de cartão do seu negócio é fundamental para o controle financeiro.

Gostou dessas dicas, quer saber mais sobre como controlar as suas vendas com cartões de crédito, débito e vouchers, dá uma olhada nesse artigo aqui: Confira 4 benefícios da conciliação de recebíveis

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