Como fazer a conciliação de cartões

A conciliação de cartão é um processo ainda desconhecido entre as empresas, mas não entre as grandes corporações, pois sem conciliação já teriam percebido grandes perdas e resultados negativos. Estes realizam, muitas vezes, um número alto de transações e tem grandes dificuldades para fazer um fechamento aceitável dos resultados de cartão no final do mês. Pensando nesse grupo de empresas, elaboramos abaixo algumas formas de realizar uma conciliação de cartão.​

1) Através de comparação de resultados.
Algumas empresas de pequeno porte, que realizam um baixo volume de vendas em cartão e praticam apenas uma modalidade de venda, por exemplo débito a vista, conseguem fazer um batimento visual dos seus resultados. Como sabem que receberão os pagamentos das adquirentes em datas específicas após a venda, conseguem (mesmo que de forma inconsistente) confrontar os valores, mas aqui ressaltamos que, para esses tipos de situações, ao encontrar uma divergência de valores, muitas vezes não conseguem rastrear a venda com problema e também podem cair no erro de assumir que falharam nos cálculos e acatarem os valores das adquirentes. Neste momento ocorrem os maiores prejuízos. Não recomendamos esse processo.

2) Através de planilhas de Excel.

Empresas que possuem um cenário parecido com o primeiro modelo acima e conseguem incorporar o processo de conferencia de valores dentro do Excel fazem um controle mais assertivo. Porém o Excel torna o processo extremamente maçante e mecânico pois, mesmo que automatizado ao máximo, precisa ser alimentado com informações específicas e a nível de venda.

O principal problema desse método de conciliação é o não cruzamento das informações com o Extrato das adquirentes de cartão. O estabelecimento que concilia por meio de Excel cruza apenas os seus valores a receber (agrupados em resumos).

Essa análise é ineficaz para destacar problemas a nível de venda ou taxa operacional incorreta. Não recomendamos esse processo

3) Através de um sistema de conciliação de cartão como o Evencard
Uma conciliação de vendas em cartão de verdade é um processo de auditoria minucioso. A checagem de cada venda, pagamento, taxa, cancelamento e cobrança somente é possível através de uma inteligência automatizada como o Evencard. Com este software de ponta suas vendas do PDV ou E-commerce são confrontadas com os extratos eletrônicos das adquirentes de cartão. Qualquer falha ou divergência identificada nas vendas proporcionará uma cobrança facilitada nas administradoras de cartão, pois usaremos as informações do extrato que as próprias disponibilizaram. Fica fácil recuperar valores dessa forma, concorda? Além disso, através da conciliação é possível gerar uma projeção de recebimentos futuros alimentando o contas a receber de sua empresa, abrindo cada parcela de cartão que será creditada na sua conta. O processo não para por aí, pois após a confirmação de pagamento esse valor em aberto será fechado, consolidando seu processo contábil.

Através dos extratos eletrônicos ainda são auditadas antecipações de vendas, chagebacks, cancelamentos e cobranças de aluguel de POS. Tudo isso parece utopia? Acho que não…

A verdade é que grande parte das empresas não sabem que isso é possível.

Ficou interessado e gostaria de implementar o processo de conciliação de cartão em sua empresa?

Veja maiores informações e contate-nos através do site www.evencard.com.br

Gostou dessas dicas, quer saber mais sobre como controlar as suas vendas com cartões de crédito, débito e vouchers, dá uma olhada nesse artigo aqui: Confira 4 benefícios da conciliação de recebíveis

Compartilhe a Evencard por aí.