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10 tendências do varejo Sem Fronteiras

O novo mundo do varejo, que está sendo chamado de “comércio distribuído”, o ponto de venda é cada vez o próprio consumidor. “O comércio distribuído é uma estratégia que permite que o consumidor comprar qualquer produto em qualquer lugar a qualquer momento. Chamamos este novo horizonte de ‘varejo sem fronteiras’, onde combinamos inovação e tecnologia para criar uma experiência contínua, sem atrito e de 360º graus para o cliente”, explica Mindy Grossman , visionário do mercado de varejo.

Varejo sem fronteiras

Comércio distribuído é o termo da moda

1-EXPERIÊNCIA – a liberdade e acolhimento no ambiente de venda, enriquecimento da experiência por meio das interações digitais que melhoram a experiência e, especialmente, reduzem o atrito do fechamento da compra;

2-PERSONALIZAÇÃO – a integração da abordagem física, humana e digital deve estar apta a se conectar aos anseios particulares de cada cliente. A tecnologia junto à interfaces digitais amigáveis vai permitir a customização em tempo real de forma escalável e o consumidor estabelece um novo senso de valor e conexão com as marcas e produtos;

3-IMERSÃO – profundidade de relacionamento como diferencial competitivo, envolvendo os clientes no processo de troca de informações, com micro recompensas relevantes em troca do enriquecimento de dados, que possibilitarão estabelecer valor individualizado.

4-FLEXIBILIDADE – uma jornada fluída é de longe o mais importante para as marcas oferecerem aos seus clientes habituais. Pode não ser possível encantar sempre, mas ter de experimentar um processo moroso e truncado a cada compra que não deu certo é um adeus silencioso.

5-AGILIDADE – Implantação de melhorias digitais ou estruturais precisarão acontecer em ciclos cada vez menores, explorando o modelo de MVPs que reduzam o “time to market” e acelerando a curva de aprendizado.

6-FACILIDADE – a cultura do caixa e até do pagamento em dinheiro serão coisas do passado e soluções de autosserviço serão cada vez mais desejadas e utilizadas pelos consumidores; com trocas e devoluções descomplicadas e sem burocracia adicional.

7-EFICIÊNCIA – a operação deve se basear no objetivo comum de reduzir o atrito e simplificar ao máximo a parte burocrática do relacionamento deixando a jornada mais natural, simples e fluída, seja para compra, troca, recebimento, pagamento ou atendimento.

8-CONFIANÇA – Cliente precisa sentir que “valeu a pena” a escolha que realizou, seja de ir a loja, comprar um produto ou utilizar um serviço. Precisa ser recompensador. Na era da gratificação instantânea em que todos querem fazer valer suas vontades, desejos e exigências, a gratificação maior do consumidor é ter sua confiança renovada após uma recompra bem-sucedida em que estabelece a sensação de que seu voto de confiança foi mais do que acertado, foi merecido.

9-CURADORIA – não só dos produtos, mas do que é entregue em toda a jornada, disponibilizando cada vez mais informação nos moldes de contador de histórias (storytelling), ambientação e até apresentações especiais (quase cênicas) dos produtos para materializar o valor dos mesmos e conectar o consumidor com o ambiente lúdico da marca (trade marketing).

10-REGIONALIZAÇÃO – o distanciamento virtual demanda a proximidade física e presença regional. Cada vez mais as marcas e negócios digitais demandam estratégias de bases físicas com o propósito conjugado de estabelecer conexão e valor, bem como de ampliar a eficiência logística do relacionamento, transformando lojas física em catalizadores do relacionamento digital e motores logísticos da jornada expandida do consumo fora dos ambientes físicos da marca.

BÔNUS– a HUMANIZAÇÃO é um outro aspecto que fala que as experiências precisam criar conexão e isto só e possível com muita pertinência e relevância que demandará cada vez mais sensibilidade das marcas para conhecer, interpretar e acolher as necessidades mais particulares dos seus clientes e isto é algo que aparenta ser o recurso mais escasso na era digital… sensibilidade com o outro.

Entendo serem essas 11 tendências no varejo de ponta internacional, alguns já implantados no Brasil, especialmente porque não há mais fronteiras quando o tema é consumidor na era digital.

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