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Saiba conquistar quem está na “missão presente” dias antes do Natal

As compras de Natal ficaram mais modernas e digitais com o e-commerce, os apps e o search. Mas uma tradição segue igual: muita gente ainda deixa para fazer as compras na última hora. Os números mostram que quase metade das pessoas adquire presentes nos sete dias que antecedem a data. Mas, mesmo com o Natal próximo, você não precisa abandonar as estratégias para conquistar clientes. Aqui, vamos ver algumas ações que podem trazer resultados nessa época tão importante.

Missão: comprar os presentes

O Natal é uma época de presentear a família e os amigos, e as compras são feitas em uma jornada que começa na consideração, passa pela busca e pela comparação de preços e termina na compra. Mas são tantas as pessoas que devemos lembrar, e tantas as tarefas que devemos cumprir, que isso mais parece uma prova de resistência, uma verdadeira “missão presente”.

Você sabia que boa parte das pessoas dá início a essa missão procurando produtos para si mesmas? Mais de um terço (34%) dos entrevistados em uma pesquisa do Google indicam que, além de ir atrás de presentes e itens para a ceia, as compras natalinas de 2018 também incluem itens de uso pessoal.

Essa jornada dos presentes “para mim” é mais planejada e concentrada na quinzena do Natal, começando antes do que as compras para pessoas próximas. Para esses itens pessoais, preço e promoções são critérios mais relevantes (95%, contra uma média geral de 83%), e o sentimento de quem compra é “eu mereço”, após um ano intenso de trabalho.

Já na “missão presente” – a compra de presentes para pessoas próximas -, os pais e mães são os principais presenteados (para 60% dos entrevistados), seguidos pelos filhos, companheiros (ambos 33%), irmãos, outros familiares (ambos 32%) e amigos (29%).

Entre os compradores, 43% dizem que fazem a escolha por conta própria, mas as buscas no Google indicam que eles precisam de ajuda e inspiração para escolher: dois terços das buscas por presentes são específicas para algum perfil de presenteado ou por presentes criativos. Já as buscas por “presentes originais” e “ideias de presentes” cresceram respectivamente 40% e 32%, de 2016 para 2017.

Engaje quem estiver comprando para si

Curingas: muito além da lembrancinha

Comprar presentes é uma experiência prazerosa e uma demonstração de afeto para a maioria das pessoas, mas essa jornada ainda tem seus atritos. Um dos principais é a dificuldade para escolher os itens: com o passar dos anos, fica mais e mais complicado fazer escolhas criativas para presentear os amigos e familiares.

É aí que os presentes curingas surgem como opções, mas não se engane: nesse caso, esqueça a ideia daquela lembrancinha genérica comprada sem pensar. Estamos falando de presentes que fazem sentido tanto para quem ganha quanto para quem recebe, mas cujas características principais são a praticidade (ou seja, não exigem muito esforço para encontrar) e a facilidade para escolher.

Para os curingas, o preço é um critério menos relevante, tendo importância para 37% dos seus compradores, contra 47% em média. Essa também é uma compra menos online que no geral (29%, contra 34%)8. Os principais presenteados são familiares e amigos, enquanto as categorias preferidas de produtos são cosméticos, roupas, acessórios e kits de comidas e bebidas.

O que chama a atenção é que metade das pessoas deixa para comprar os presentes de Natal na última semana, seja quando vão atrás de itens para uso próprio, seja procurando presentes para outras pessoas. No caso da “missão presente”, em que os produtos exigem mais esforço para serem encontrados, quase 30% deles foram comprados na véspera ou no dia de Natal em 2017.

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